Welcome Guest [Log In] [Register]
Add Reply
Regras; Regras do jogo
Topic Started: 12 Nov 2010, 11:08 AM (89 Views)
Admin
Administrator
AEDE
O jogo se passa em uma realidade alternativa no ano de 1950. A Segunda grande guerra não ocorreu de verdade, apenas uma rápida e contida expansão Alemã nos sudetos, Áustria e metade da Polônia (a outra metade foi anexada pela URSS). Diferente da História Real, a Alemanha ao invadir rápida e eficazmente a França negociou termos de paz, após aniquilar boa parte do exército Frances e da força expedicionária britânica, onde ela basicamente manteve o que havia conquistado sem prejuízo para os Aliados.
Na Ásia, o Japão não teve a ousadia de invadir com força a China continental, pois esta era apoiada pela URSS. Japão manteve a península Coreana, a Manchúria e conquistou Taiwan e Hainan durante a guerra civil chinesa a qual tornou o país Comunista.
A África e boa parte da Ásia ainda são colônias e estão nas mãos de Inglaterra e França. As colônias são uma verdadeira panela de pressão prestes a explodir. O oriente médio já é destaque na produção de Petróleo e empresas do mundo inteiro, principalmente britânicas, americanas, alemãs e francesas lutam pelo seu lugar no deserto.
A maior nação do planeta recusa-se a intervir em qualquer conflito. Apenas influenciando economicamente o resto do mundo com seu poderio econômico.

1.Ideologias

Os países podem adotar 3 ideologias distintas:
Capitalismo – é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas;
Comunismo - é uma estrutura socioeconômica e uma ideologia política, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral;
Fascismo- É um sistema totalitarista, corporativista, expansionista e militarista.

2.Tipos de Governo
Democracia - é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico. A aprovação popular é extremamente importante nesse governo, sendo que este só é capaz de tomar certas decisões com o apoio popular. O povo é mais exigente com as questões sociais etc.
Ditadura - é o regime político em que o governante (ou grupo governante) não responde à lei, e/ou não tem legitimidade conferida pela escolha popular. Nesse governo, ações podem ser tomadas independente da aprovação popular, porém as chances de revolta são maiores e ocultas.

2.1.Aprovação – Representa a aprovação do governo perante sua população. Dependendo do tipo de governo e ideologia, o governo não pode tomar certos tipos de medidas nem realizar certos projetos. Em uma democracia capitalista, a aprovação é muito importante para o governo conseguir realizar coisas, já em uma ditadura, a aprovação é menos importante. Porém uma coisa é certa, rebeliões são diretamente relacionadas com a aprovação do governo.
2.2.Belicosidade – Representa a propensão de uma nação à guerra. Vários fatores podem determinar isso, mas principalmente a cultura da nação. Outros fatores, tais como o uso de NBC (nuclear Biochemical weapons) aumentam isso. Ex: A Alemanha usa Gás Mostarda nas tropas Inglesas quando está invadindo a Inglaterra. É praticamente certo que a Belicosidade dos EUA irá aumentar o suficiente para que este parta em socorro da nação aliada.
2.3.Moral das forças armadas – Representa o grua de confiança que os soldados têm em seus lideres e em sua própria capacidade de luta. Quanto maior a moral, mais baixas uma tropa consegue agüentar antes de se render ou fugir.


3.Economia

Muitos fatores influenciam na economia de um país, tais como: Estabilidade política, estabilidade econômica, Nível de riqueza da população, Nível de poupança da população, disponibilidade de recursos naturais, participação no comércio mundial, acordos estratégicos com outros países, disponibilidade de crédito interno e externo, guerras, políticas governamentais etc.
O Jogador pode influir em todos esses pontos, dificilmente ao mesmo tempo. Mas caso ele influa de forma errada ele pode prejudicar seu país. Por exemplo, se um país tem uma alta propensão a consumir e o governo cria um projeto que disponibiliza créditos para a população, ele estará prejudicando a economia ao fazer com que a demanda aumente sem a contra partida da oferta.
Eficiência Econômica – O Governo não sabe de antemão qual será a eficiência econômica de seu país, mas ele saberá a do ano anterior e poderá basear-se nela para continuar com suas políticas. Essa é a eficiência do gasto privado, ou do gasto não controlado diretamente pelo Governo, este pode apenas influenciá-lo.
Eficiência econômica do governo – O Governo não sabe de antemão qual será a eficiência de seu gasto ou investimento governamental, mas ele saberá o quão bem ou mal sucedidas suas políticas estão sendo. Nesse ponto ele influencia diretamente através de projetos, gastos militares, tecnológicos, sociais etc.

3.1.PIB – Produto Interno Bruto - Representa toda a riqueza produzida no país
3.2.Balança Comercial – Representa basicamente exportações menos importações. Não se desespere se o seu país importar mais do que exportar ou vice-versa. Importar as vezes é importante para que a economia evolua.
3.3.Taxação – É a parte do Governo. Quanto maior, menor a aprovação e vice-versa. Determinados governos são mais sensíveis à taxação que outros.
3.4.Empréstimo – Qualquer governo pode adquirir empréstimos. Pode adquiri-los internamente, externamente e pode também emprestar recursos para outros países.
3.5.Recursos Naturais – Embora eles não apareçam na ficha do país, eles são de vital importância para a economia da nação. Garantir que eles cheguem em abundancia através de acordos comerciais ou mesmo através de incentivos à produção é uma forma de garantir o crescimento econômico.

O crescimento econômico do país é baseado em toda a conjuntura citada acima e dá seguinte forma: divide-se o capital privado e o capital do governo. Quanto maior o capital privado, ou seja PIB – receita do governo, mais capital está disponível para os empresários investirem. Se a conjuntura for favorável, a eficiência econômica do setor privado é maior que a do governo (para países capitalistas e fascistas). Lembrando que cabe ao governo criar a boa conjuntura. Países comunistas tem a eficiência econômica muito baixa ou quase nula, cabendo ao governo planejar toda a economia.

Cabe nesse ponto ressaltar a questão dos empréstimos. Existe a disponibilidade interna e sua respectiva taxa e a disponibilidade externa e sua taxa. A disponibilidade interna representa a população e instituições nacionais que podem emprestar recursos ao governo a uma taxa determinada. O valor da disponibilidade e da taxa varia de país para país, podendo, inclusive, ser nula como é o caso da China comunista que acabou de sair de uma guerra civil.
Disponibilidade externa significa a capacidade que o país tem de conseguir recursos no exterior, não apenas de governos, mas de instituições como bancos, por exemplo. A taxa de juros externa é normalmente maior que a interna, pois envolve mais riscos.

4.Nível Social
É um dos pontos mais relevantes para os países. O Nível social representa os investimentos acumulados em educação, saúde, lazer, infra-estrutura etc. Quanto maior a população, mais difícil é evoluir nesse requisito e quanto maior o nível social, mais o governo deve gastar para mantê-lo. Torna-se mais caro devido a manutenção necessária para manter o nível, por exemplo, para um estado evoluir em educação ele deve construir creches, escolas, universidades, qualificar professores etc. e toda essa estrutura deverá ser mantida. O mesmo vale para a saúde, por isso esse quesito representa genericamente o nível social da nação. Guerras podem levar a redução no nível social.
O Aumento no nível social representa um forte aumento na aprovação do governo e uma queda também representa um impacto negativo no governo.
Países socialmente mais avançados tendem a responder melhor a investimentos em tecnologia, pois já tem pessoal qualificado e estrutura, a economia flui com mais naturalidade e sofre menos com impactos globais. O empresariado é mais propenso a investir, pois tem mais estrutura etc. Portanto, evoluir nesse quesito não é um ponto negativo.

NívelCusto
Muito Baixo0,1 x População
Baixo0,3 x população
Médio0,5 x população
Alto0,7 x população
Muito Alto0,9 x população


5.Tecnologias militares
A tecnologia no jogo, em termos numéricos, é apenas referente as tecnologias militares. As tecnologias civis refletem no PIB, nível social e crescimento do país, também sendo requisito para habilitar a evolução nas tecnologias militares. Por exemplo, Paraguai tem a tecnologia NBC em nível 0 e a tecnologia Ataque estratégico em nível 0. Mas o Paraguai não pode evoluí-las para o nível 1 mesmo tendo os recursos para pagar. Ele não pode porque é impossível evoluir sem que uma base exista. Nesse caso Paraguai terá que investir em universidades, centros de pesquisa, incentivar a pesquisa do setor privado, dar incentivos à formação de capital intelectual, construir centros de pesquisa etc.
Em termos de jogo, quando virem a ficha de seu país, as tecnologias que estiverem em vermelho não poderão ser evoluídas naquele momento. O custo para evolução tecnológica é: nível desejado x 15. Podendo ser pago parceladamente em quantos anos desejar.
As tecnologias militares não representam apenas equipamentos, mas também técnicas, treinamento, logística, gestão etc. Eles atuam modificando o valor das unidades da seguinte forma:
NívelModificadordivisor
11
21,150,885
31,30,897
41,450,906
51,60,914
61,750,921
71,90,927
82,050,932
92,20,936
102,350,940
112,50,943
122,650,946
132,80,949
142,950,952
153,10,954
163,250,956
173,40,958
183,550,959
193,70,961
203,85
Isso significa que uma unidade de infantaria nível 5 tem um poder de combate de 1,6 enquanto que uma unidade nível 4 tem um poder de combate de 1,45.
A coluna divisor representa o seguinte, quando uma nação avança de nível tecnológico, suas unidades não sofrem uma modificação imediata devendo manter seu poder original. Então divide-se o número de unidades existentes antes do avanço pelo modificador e arredonda-se para baixo(esse arredondamento representa um sucateamento e fuga dos novos padrões). Vale a pena ressaltar que haverá uma redução no upkeep militar com oavanço tecnológico. A redução, apesar de não ser tão significativa representa a modernidade. Novas peças, motores mais eficientes, novas e melhores técnicas de gestão e logística etc.
Exemplo: A Poderosa Força Aérea do Paraguai possui 100 unidades em um nível tecnológico 1. Seu upkeep atual é de $ 100. Ao evoluir para o nível 2, a Força Aérea Paraguaia passa a ter 88 unidades e seu novo upkeep será 88. Ou seja, mantém o mesmo nível de força por uma manutenção mais barata.

Pode haver cooperação tecnológica entre os países. Isso basicamente habilita uma tecnologia que antes não estava habilitada. Por exemplo, Paraguai não possui tecnologias NBC e não está habilitada para evoluir. Mas faz um acordo com a Inglaterra e esta passa todos os requisitos, inclusive como construir fábricas de armas químicas. O mestre do jogo irá, nesse caso, habilitar a tecnologia para o Paraguai desde que ele faça um investimento em indústria química. Isso sem dúvidas sairia mais barato que todo o processo.


6.Forças Armadas

As forças armadas no jogo são representadas por unidades genéricas, por exemplo, o país X tem 10 de infantaria. Isso significa que se ele mandar 3 de infantaria atacarem o país Y, ele o estará atacando com 30% de sua força de infantaria. Simples assim.

As unidades são:
Infantaria – Engloba a unidade mais básica da nação. Ela representa infantaria, infantaria motorizada, pára-quedistas, fuzileiros, comandos e algumas peças de artilharia. Obviamente dependendo do nível tecnológico. Países com nível tecnológico em infantaria mais avançados dispõe de mais tipos de tropa e podem fazer mais operações, por exemplo, o Brasil não possui pára-quedistas enquanto que a Alemanha possui devido a grande diferença em seus níveis tecnológicos. A infantaria colonial é considerada sempre 2 níveis tecnológicos abaixo da infantaria nacional;
Blindados – Engloba todas as unidades mecanizadas como anti-tanques, artilharia pesada, tanques leves e pesados. Sua eficiência depende do terreno em que estarão operando, mas nos terrenos propícios são devastadores contra infantaria desprovida de suporte de blindados;
Marinha – Engloba todas as unidades navais exceto submarinos. Barcos Patrulha, destróieres, cruzadores, battleships e porta-aviões. Mais uma vez o tipo de missão pode variar de acordo com o nível tecnológico. A marinha do Uruguai não pode enviar aviões torpedeiros contra uma marinha distante, pois não tem porta-aviões. Já a marinha Britânica pode.
Submarinos – Representam os diversos tipos de submarinos. De ataque, de longa distância etc. Não estão junto com a marinha porque são capazes de realizar missões um pouco diferentes como, por exemplo, localizar forças inimigas sem ser localizado.
Força Aérea – Representa o poderio aeronáutico de determinado país. Seus caças, interceptadores, bombardeiros táticos, de mergulho, caças de suporte etc.
NBC – Nuclear BioChemical Weapons. Envolve a capacidade de um país usar armas químicas e nucleares. Eles vão desde o nível mais básico, gás mostarda, até a bomba de Hidrogênio.
Ataque Estratégico – Engloba a utilização de armas e armamentos como: Bombardeiros estratégicos, submarinos balísticos, mísseis V2, ICBMs etc.

As tecnologias não são habilitadas a todos os países a qualquer momento. Assim como pode estar habilitada em um turno, o país evoluir mas não ficar habilitada para o nível seguinte. Às vezes se faz necessário investimentos em projetos específicos antes de desenvolver a tecnologia.

O custo de recrutamento/construção/treinamento de qualquer unidade é 5, exceto infantaria que é 2.
O custo de manutenção de qualquer unidade é 1, exceto infantaria que é baseado na renda per capita, sendo o máximo de 1 e o mínimo de 0,1.
O custo de ataque/defesa de qualquer unidade é 1, exceto NBC que depende de outra unidade para o ataque, por exemplo, ataque estratégico com NBC, Força Aérea com NBC etc.

A Moral das forças armadas representa a confiança dos soldados em seus líderes, em seu governo e a sua confiança na batalha. Muitos fatores influenciam na moral das forças armadas como: Cultura da nação, histórico de vitórias e derrotas, aprovação do governo, motivo da luta, propaganda do governo, superioridade tecnológica etc. Em termos de jogo ele representa até quando suas forças irão lutar enquanto agüentam baixas. Por exemplo, Paraguai tem moral das forças armas em 50% e luta contras as forças superiores brasileiras. Paraguai envia 10 de infantaria para o embate que termina com 6 de infantaria destruídos/capturados. Como eles sofreram 60% de baixas, eles abandonam a luta e recuam para o ponto de defesa mais próximo. Se não puderem recuar, eles se renderão às forças inigualáveis do Marechal Zenóbio da Costa.

O Combate se dará em diversos níveis, vamos primeiro explicar o funcionamento básico que é o calculo da força de combate. Paraguai envia 100 de Infantaria de um nível tecnológico 1 contra 50 de infantaria de nível tecnológico 8 do Uruguai. Isso significa que Paraguai está atacando com 100 de força e o Uruguai está defendendo com 50 x 2,05 = 102,5 de força. Desconsiderando os fatores de terreno, bônus diversos, o Paraguai foi bem sucedido em seu ataque e causou 25% de sua força de dano nas tropas do Uruguai. Ou seja, 25% x 100 = 25 em dano na força do Uruguai. Para calcularmos quantas unidades o Uruguai perde, devemos dividir o dano pelo modificador do nível tecnológico, nesse caso 2,05. Ou seja, o Uruguai perde 12 unidades.

Essa mecânica serve sempre em batalhas de unidades do mesmo tipo, muito aplicáveis a marinha x marinha e força aérea x força aérea.

Agora vamos utilizar um exemplo de batalha composta INF + BLIN vs INF + BLIN.
Paraguai ataca com: 100 INF nº 1 e 10 BLIN nº 1;
Uruguai defende com: 50 INF nº5 e 30 BLIN nº 5
Devemos calcular a força de combate de cada tipo de unidade individualmente.
Paraguai 100 INF nº 1 = 100
Paraguai 10 BLIN nº1 = 10

Uruguai 100 INF nº5 = 102,5
Uruguai 30 BLIN nº5 = 61,5

Antes de procedermos, faremos a seguinte observação: O terreno em que ocorre a batalha é um terreno plano, porém com cidades e construções esparsas. O modificador de Blindados nesse caso é 1 e veremos como se desenrola.

Calcula-se o excedente de força de Blindados que uma nação tem sobre a outra, no caso 51,5. Esse excedente é somado a soma das forças do país detentor do excedente.
Paraguai = 110
Uruguai = 163 + 51,5 = 214,5

O resultado da batalha foi uma vitória arrasadora das forças Uruguaias que causaram 30% de dano ou seja 30% de sua força total que é 214,5. O dano foi de 64,35 e é distribuído conforme o número de unidades. Ou seja INF tomará 10/11 do dano e BLIN 1/11 do dano. Isso demonstra a importância de enviar unidades BLIN com o apoio de INF, normalmente mais numerosas.

Quando a batalha envolve a supremacia aérea, se houver um lado vencedor e obtiver a supremacia aérea, este poderá bombardear as tropas do inimigo. O dano causado será o excendente da FA do país com supremacia x um modificador que é de acordo com o terreno. Isso significa que um país pode vencer uma batalha sem ter baixas no solo.

Vale lembrar que existem vários fatores que influenciam na batalha, mas mesmo assim o lado mais fraco pode vencer a batalha. O mestre do jogo tem uma tabela que compara os valores de batalha de cada lado, os bônus que podem ser em colunas(na tabela) e os modificadores para cada unidade e daí saí o resultado da batalha.


7.Inteligência
No período do jogo a Inteligência de um país é vital para a manutenção de seu status de potencia. Ela, representada por suas unidades e nível tecnológico, significam tudo que realiza atividades de inteligência, por exemplo, ministério do exterior, polícia federal, empresas com sede no exterior, marinheiros de marinha mercante e espiões. As unidades de inteligência não tem custo de operação como as unidades militares, mas sua ação pode ter custos, como por exemplo, financiar grupos separatistas, subornar cientistas, militares, etc.
As ações que unidades de inteligência podem fazer são:
Contra inteligência;
Espionagem industrial;
Espionagem militar – localizar tropas, bases inimigas e seu poderio;
Sabotagem industrial;
Sabotagem militar;
Propaganda;
Contra propaganda;
Atentados;
Suporte na batalha – buscando dar bônus as unidades;
Financiar grupos separatistas;
Etc.

É um ponto em que o jogador pode ser criativo e tentar utilizar suas unidades da melhor forma possível.
Edited by Admin, 16 Nov 2010, 02:58 PM.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
ZetaBoards - Free Forum Hosting
Fully Featured & Customizable Free Forums
Learn More · Sign-up Now
« Previous Topic · Regras · Next Topic »
Add Reply